O aposentado João Carneiro frequenta a mesma farmácia há anos: “lá, sou bem tratado, todos me conhecem e sabem os remédios que preciso”, comenta. João não está errado em primar pelo bom atendimento, mas financeiramente pode estar perdendo dinheiro ao deixar de pesquisar os preços. Com a ajuda da internet, essa tarefa é simples e rápida. Indicamos, a seguir, alguns sites de consulta que comparam preços de redes de drogaria em todo o Brasil:

– Consulta Remédios (http://consultaremedios.com.br): a partir de um cadastro simples, com registro de e-mail e senha pelo usuário, é possível consultar os preços, a partir do nome do remédio. Para filtrar a pesquisa e consultar também medicamentos genéricos ou similares, basta clicar nos respectivos botões, à direita da tela, para que o resultado apareça, automaticamente. A variação de preço ultrapassa 50% em alguns casos e chega a mais de 100% de diferença, no caso dos genéricos.

Quem não quiser cadastrar o próprio e-mail, pode optar por um dos sites indicados abaixo. A diferença é que essas opções são menos completas que o “Consulta Remédios”, pois registra apenas as farmácias que possuem sites próprios:

– Mais Preço (http://www.maispreco.com): não exige cadastro prévio e compara preços em diversas redes de farmácias online brasileiras. Permite ordenar a pesquisa a partir do produto, relevância, menor preço ou maior preço. Para consultar genéricos ou similares, no entanto, é preciso digitar o princípio ativo.

– Remédio Barato (http://remediobarato.com) : outra opção interessante para quem busca descontos. Oferece, na página inicial, destaques de medicamentos em promoção nas farmácias online. Há descontos de até 60% ou 80%, representando economia superior a R$ 100,00 em muitos casos.