Julyete Louly
Hiperativa Comunicação
A 43ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na última quinta (23/7), aprovou ampla reforma do Estatuto Social da cooperativa. A reforma adequa a cooperativa à nova realidade do sistema financeiro como um todo e do cooperativismo de crédito nacional e local, que exigem cada vez mais parcerias e atendimento por meios digitais. O evento foi transmitido por meio do aplicativo Sicoob Moob e teve sorteio de prêmios durante a apresentação das pautas. Todas propostas apresentadas pelo Conselho de Administração (Cosad) foram aprovadas.
Novos associados e mais negócios
Uma das propostas em destaque aprovada pela Assembleia Geral foi a ampliação da área para admissão de associados e instalação de agências. Com isso, a cooperativa poderá abrir novas agências e admitir todos os servidores públicos, prestadores de serviço e estagiários do Poder Executivo Distrital, Executivo Estadual e Executivo Municipal, limitado ao Distrito Federal e aos estados e municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). A alteração abre caminhos para novos negócios, inclusive a captação de recursos de governos municipais da região.
Conta digital
A AGE também aprovou a proposta de abertura de conta de depósitos exclusivamente por meio eletrônico por pessoas físicas que se enquadrem no perfil atendido pela cooperativa (obedecendo às condições impostas para esse tipo de relacionamento). Com isso, o Sicoob Executivo terá a opção de conta digital, o que facilita a ampliação do quadro social, especialmente de público jovem, e a expansão do atendimento.
Nova diretoria
A AGE aprovou, ainda, a criação de uma terceira diretoria, conforme recomendam os órgãos de boas práticas de governança corporativa e o próprio Banco Central do Brasil (Bacen), segregando funções e evitando sobreposição de atribuições. Além disso, a Diretoria Executiva poderá ser composta por até quatro diretores, com contratação sob responsabilidade do Conselho de Administração.
Fortalecimento patrimonial
A AGE acatou ainda as propostas relativas ao fortalecimento da estrutura patrimonial da cooperativa, como o aumento gradativo do percentual de destinação das sobras brutas apuradas para o Fundo de Reserva Legal. Serão acrescentados cinco pontos percentuais ao ano, de 2021 e 2022. Outra medida proposta, que também trará reflexos positivos no fortalecimento da estrutura patrimonial, é a destinação para o Fundo de Reserva Legal dos valores em prejuízo há mais de três anos e recuperados.
A Assembleia também aprovou para fins de resgate de capital, a preservação de, no mínimo, duas mil cotas-partes, ou seja, a necessidade de um piso de capital social a ser mantido por todos os associados.
Também foram aprovadas as recomendações do Sicoob Planalto Central, correções ortográficas e mudanças como a alteração de endereço da sede administrativa da cooperativa, que antes ficava no Setor Bancário Norte, e agora está situada na W3 Sul, junto com a Agência 509 Sul.
Para Luiz Lesse, “as mudanças provocarão importante fortalecimento da estrutura patrimonial e aumentarão potencialmente as possibilidades de negócio e incremento no quadro social, permitindo que a cooperativa leve a mais pessoas os benefícios e vantagens do cooperativismo de crédito.
Proposta de associado
A AGE deliberou e aprovou matéria proposta pelo associado Maurício Garcia por meio de consulta pública disponibilizada no site da cooperativa. Ele sugeriu que as reuniões do Conselho de Administração também possam ser realizadas por meio eletrônico, desde que confirmadas com antecedência.
Todas as alterações estatutárias passam a valer após homologação do Bacen.
Para entender mais
Conheça as principais propostas que serão deliberadas na 43ª Assembleia Geral Extraordinária
Medidas para fortalecer estrutura patrimonial e aumentar quadro social estão na pauta da 43ª AGE
Página da Assembleia Geral 2020
Leia também
- Assembleia Geral aprova contas da administração por unanimidade
- Conheça os conselheiros de Administração e Fiscal eleitos para os novos mandatos
- Confira os ganhadores dos sorteios da Assembleia Premiada
- Assembleia on-line tem recorde de público
Edição: Elizângela Araújo