Julyete Louly
Hiperativa Comunicação
O Sicoob Executivo completa 35 anos nesta quarta-feira (20/12). A cooperativa foi fundada em 1982, por um grupo de 24 servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o nome de Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo do Pessoal do Ministério da Agricultura (Coominagri) e investimento inicial de pouco mais de R$ 60 mil à época. Hoje, possui mais de 10 mil associados e acumula, até novembro deste ano, patrimônio líquido de R$ 18 milhões. Com uma carteira de crédito superior a R$ 51 milhões e ativos de R$ 88 milhões, tem se consolidado como a principal instituição financeira de milhares de servidores públicos do Executivo Federal e, desde 2014, também dos servidores e funcionários das secretarias de Saúde e Educação do Distrito Federal.
O presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Luiz Lesse Moura Santos, observa que chegar aos 35 anos “não é uma tarefa muito fácil”. Ele afirma que a instituição atravessa, agora, um quarto ciclo de desafio nessa jornada, que é se manter firme diante da crise no país. “Sempre fomos muito coerentes com os valores do cooperativismo e temos muito orgulho de termos entendido e aplicado isso. Soubemos nos adaptar às mudanças e continuarmos nossa trajetória sempre pautados nos valores cooperativistas. Com isso, mudamos a vida de centenas de associados”.
Desafios
Nesses 35 anos de cooperativismo de crédito, o Sicoob Executivo evoluiu muito e, claro, mudou para se adaptar. Em 2016, a forma de governança foi alterada do modelo monístico, no qual o presidente do Conselho de Administração (CA) também presidia a Diretoria Executiva (Direx), para o dual puro, onde o CA e a Direx são segregados, não podendo nenhum membro da Direx pertencer ao CA. Para isso, foram contratados dois diretores: Luiz Fernando Netto Lara, que assumiu o cargo de Diretor Operacional, e Carlos Emílio Flesch, diretor Administrativo e Financeiro.
De acordo com Flesch, o ano foi marcado pela nova governança e superação. “A cooperativa estava com números operacionais em declínio e agora, até novembro, já apresenta um dos melhores resultados dos últimos cinco anos”. Para o diretor Luiz Lara, os desafios marcaram o exercício e exigiram comprometimento de todos para fortalecer o potencial de negócios e produtos. “Temos que continuar com nossas parcerias que deram certo, como com a Fundação Dom Cabral, que traz qualificação aos colaboradores, e trabalharmos com o público que forma o nosso DNA, que são os servidores públicos federais e do GDF, e ampliando cada vez mais o relacionamento com todos os cooperados”, afirma.
Para 2018, a previsão é de que a cooperativa inaugure um novo Posto de Atendimento na avenida W3 Sul e amplie o atendimento personalizado nos canais digitais.
Alguns momentos marcantes da nossa história
Edição: Elizângela Araújo