O Sicoob Executivo começou, na semana passada, o novo ciclo do seu Plano Empresarial com Visão Estratégica (PEVE), que norteará as ações da cooperativa para o quadriênio 2017-2020. Esse novo ciclo também marca o início da parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios sediada em Belo Horizonte-MG, com atuação internacional no desenvolvimento e capacitação de executivos, empresários e gestores públicos. Dividido em cinco fases, o PEVE 2017-2020 atualizará pontos estratégicos como visão, missão, valores e metas da cooperativa para o período.
O novo ciclo começou a ser elaborado a partir da avaliação da atual situação da cooperativa, realizada na terça-feira (8/11) pelo Grupo Desenvolvedor de Estratégias (GDE), composto pelo presidente da cooperativa, Luiz Lesse Moura Santos, pelos diretores Luiz Lara e Carlos Flesch, pelo superintendente Operacional, Fernando Diniz, pelo gerente da UA-SN, Raul Araújo, e pelos coordenadores Flávia Albernaz (Unidade de Negócios – Unegs), Enilza Faria (Unidade de Crédito – Ucred), Marco dy Carlo (Unidade de Recuperação de Crédito – UNREC) e Valéria Souza (Central de Relacionamento).
Na quinta-feira (10/11), diretores, conselheiros de Administração e fiscais, gerentes, assistentes de gerente e coordenadores participaram da palestra sobre cenários econômicos e perspectivas para o cooperativismo de crédito, especialmente no Sistema Sicoob, realizada no restaurante Coco Bambu. Proferida pelo gerente da Mesa de Operações do Bancoob, Fernando Vicente Netto, a palestra também foi prestigiada por autoridades locais do Sistema Sicoob, como o presidente do Sicoob Planalto Central, José Alves de Sena, e os diretores Sergio Luiz Viott e Miguel Ferreira de Oliveira.
No sábado (12/11), foi realizada a oficina de revisão estratégica para análise dos ambientes interno e externo e identificação dos pontos fortes e fracos da instituição. Diretores, conselheiros, gerentes, assistentes de gerente e coordenadores se reuniram durante todo o dia no Centro Corporativo do Bancoob sob a orientação do consultor Alexandre Martins, professor associado da FDC. “Achei bem interessante porque todos nós participamos do processo de forma democrática, expondo nossas experiências e ideias sobre o que consideramos importante para a cooperativa”, avalia Cleytiane Gomes da Cruz, responsável pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (Nugep). Outro ponto positivo, para ela, foi a condução objetiva e focada por parte do orientador.
O assistente de gerente da Unidade de Atendimento MAPA, Jefson Alan Feitoza Sarmento, também considerou positiva a metodologia aplicada pelo Sicoob Executivo em parceria com a FDC. Contratado pela cooperativa há dois meses, ele conta que essa foi a primeira vez que participou de um processo de planejamento que proporciona a participação direta de funcionários. “Nos bancos é tudo muito indireto. A gente, no máximo, responde formulários”, explica. Nos últimos oito anos, Jefson trabalhou em instituições bancárias.
Márcio Machado da Cruz, conselheiro fiscal eleito este ano, também considerou positiva a participação na oficina. “Esse momento é muito importante para todos nós. Apesar de já conhecer a cooperativa e o Sistema Sicoob como associado, somente agora, participando como conselheiro, é que estou tendo a oportunidade de entender a dimensão do cooperativismo de crédito, o que tem ampliado muito minha visão, inclusive do Sicoob Executivo”.
O presidente da cooperativa, Luiz Lesse Moura Santos, avalia que a parceira com a FDC contribuirá para que a cooperativa alcance os resultados definidos. “Um diferencial dessa parceria é que a FDC acompanhará o PEVE em todas as suas fases, e não somente no momento da sua elaboração, por meio de avaliações mensais. Isso nos manterá no caminho traçado e em muito nos ajudará a atingir as metas traçadas”, afirma.
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