Com uma sólida trajetória no setor financeiro, Suelem Perin chega ao Sicoob Executivo trazendo não apenas sua experiência, mas também um olhar sensível voltado para o relacionamento humano, construído com empatia, escuta ativa e compromisso com resultados. Nesta entrevista, Suelem compartilha um pouco da sua história, seus valores e as expectativas para essa nova etapa profissional.
Em um bate-papo leve e inspirador com o time de Comunicação e Marketing, ela falou sobre os caminhos que trilhou, os desafios enfrentados e a forma como pretende contribuir com a cooperativa, sempre com foco no que realmente importa: as pessoas.
Suelem, como é para você começar esse novo ciclo no Sicoob Executivo?
Para mim, é muito gratificante fazer parte dessa família, uma mistura de empolgação e um friozinho na barriga, com aquela sensação de um leque de oportunidades, que advém de todo início de ciclo e começo. Absorver e aprender a belíssima cultura cooperativista que hoje se encaixa na minha metodologia de trabalho.
O que mais te chamou atenção no Sicoob Executivo ao aceitar esse desafio como Gerente de Relacionamento?
No momento da entrevista com o presidente Lesse, o brilho nos olhos e a empolgação ao apresentar o sistema cooperativista, pude enxergar que aqui eu posso fazer a diferença na vida do cooperado. Compreender as necessidades apresentando um atendimento consultivo e humanizado.
Como você acredita que sua experiência com gestão de carteiras e atendimento consultivo pode contribuir para o dia a dia dos cooperados?
Acredito que, com a minha experiência, posso contribuir de forma direta e significativa para o dia a dia do cooperado. Com uma abordagem consultiva, consigo entender de forma mais profunda suas necessidades individuais, não focando apenas na necessidade atual, mas onde ele pretende chegar financeiramente, agregando ao atendimento um aspecto mais personalizado.
Você tem uma formação robusta, com três pós-graduações em áreas estratégicas. Como esse conhecimento técnico se conecta com a prática no Sicoob Executivo?
Me fornece uma base técnica sólida que, na prática, pode me auxiliar em uma tomada de decisão mais qualificada, me permitindo analisar os cenários com mais precisão, trazendo uma visão sistêmica, relacionando-as com as necessidades do Sicoob Executivo. Maior autoridade e influência, possibilitando uma melhoria contínua, um maior valor agregado nas consultorias para os associados.
Seu perfil é voltado para colaboração, empatia e entusiasmo. Como essas características se refletem no seu estilo de atendimento?
Sim, são características essenciais para todas as relações interpessoais. Empatia, presteza, interesse na necessidade do outro, escuta ativa são atitudes que, na minha opinião, são básicas de uma boa conduta pessoal, profissional e ética.
Em um ambiente como o Sicoob Executivo, onde o cooperado é dono do negócio, qual é o papel do Gerente de Relacionamento?
O papel do gerente de relacionamento ganha um caráter diferenciado e sensível, não estamos atendendo clientes, mas cuidando dos donos do negócio, ou seja, eles são os verdadeiros protagonistas da organização, gerando confiança e vínculo.
Como você enxerga o cooperativismo de crédito hoje e o impacto que ele tem na vida das pessoas?
Eu enxergo que hoje o cooperativismo de crédito tem um papel muito relevante e crescente na vida financeira das pessoas e no desenvolvimento social das comunidades, o que colabora para um impacto positivo e progressivo, com um alto diferencial dos bancos tradicionais, tendo em vista que a nossa metodologia e relacionamento com os cooperados é baseado em princípios de solidariedade, participação democrática e foco no bem comum dos cooperados, e não apenas no lucro.
Quais são os principais desafios que você acredita enfrentar nessa nova etapa, e como pretende superá-los?
Os principais desafios que venho enfrentando são: a compreensão por parte dos novos cooperados, o papel de sócio dentro da cooperativa, as facilidades e isenção de taxas dos bancos digitais, que podem ser sanados com uma comunicação clara, próxima e educativa, promover eventos, assembleias interativas e programas de fidelização, mostrar na prática os benefícios de ser dono, não apenas um cliente, apresentar no diferencial no atendimento humanizado e personalizado.
Como você pretende fortalecer o relacionamento com os cooperados desde os primeiros contatos?
Mediante uma escuta ativa, compreendendo as necessidades atuais e futuras, demonstrando interesse genuíno nas suas colocações, sempre pontuando sua importância para a cooperativa e seu papel de sócio. Oferecendo soluções financeiras alinhadas à sua realidade.
O que te motiva todos os dias a continuar nessa área de relacionamento e finanças?
A paixão pela área, na minha posição de consultora financeira, contribuo e faço a diferença na vida das pessoas.
Como você lida com situações mais delicadas ou de conflito com os cooperados?
Lidar com situações delicadas ou conflitos exige sensibilidade, empatia e, acima de tudo, compromisso com os princípios cooperativistas, sendo assim, meu foco fica no respeito mútuo, transparência no diálogo, ouvir com atenção sem interromper e sem julgamento, porque muitas vezes o cooperado só quer ser compreendido e ter certeza que a sua voz está sendo ouvida.
Para encerrar, qual é a sua maior expectativa nessa nova fase no Sicoob Executivo?
Minha maior expectativa é fazer a diferença de uma forma concreta na vida dos cooperados e da comunidade, fortificando o cooperativismo. Viver essa etapa com propósito, ajudando os associados a conquistarem seus sonhos por meio de soluções financeiras mais humanas, acessíveis e sustentáveis, estar presente nesses momentos não significa só contribuir, mas também deixar um legado.
Por: Aline Carvalho
NUCOM – NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING