Tanto na vida financeira quanto na profissional, é comum ouvir reclamações que sinalizam a insatisfação das pessoas. Reclamar é um direito, mas, infelizmente, é uma atitude que costuma se limitar ao discurso e, mais, que anda bastante associada a perdas ou descontrole financeiro. Afinal, quem reclama muitas vezes deseja que alguém de fora resolva o problema. E, geralmente, quando está em situação de aperto, acha mais simples responsabilizar o governo, o empregador ou outros.
No ambiente profissional, onde as pessoas costumam passar a maior parte do dia, a reclamação contamina e compromete a produtividade. Nesse sentido, outra frase comum é “chefe não gosta de ouvir reclamações e, sim, de soluções”. Dessa forma, antes de reclamar, é sempre válido refletir “que solução eu posso propor para resolver esse caso?”. Essa postura não parece ser mais inteligente?
Basta observar exemplos de pessoas que viveram situação de pobreza e batalharam para alcançar patamares mais elevados. A grande maioria relata o quanto focava o sonho, o desejo de mudança e, em vez de reclamar, optou por superar desafios, numa postura firme e ativa. O melhor de tudo é que essa escolha está ao alcance de todos.
São pequenas atitudes que fazem grande diferença. Há uma frase bastante divulgada no meio corporativo: “ sua atitude determina sua altitude”. Permita-se sonhar mais alto e realizar mais ao assumir o comando da sua vida financeira.
Fonte: Oficina das Finanças