A cena é real, e você pode se ver nela. Ao entrar em um supermercado, ouve um anúncio de promoção-relâmpago. Em vez de informar logo a oferta, o anunciante cria uma cena, especialmente para as pessoas que estão ao redor dele.
O clima se torna cada vez mais envolvente até que ele diz “Esta Smart TV Samsung 48 polegadas, full HD estava por R$ 4.100,00 e será vendida por R$ 2.590,00 apenas para quem pegar a senha agora. Resultado: cerca de 20 consumidores levam imediatamente a TV, em até 20 prestações sem juros, na ilusão de fazer um bom negócio.” Apenas um consumidor pesquisa no celular e vê que esse é o preço normal do produto. Você cairia nessa tática de persuasão?
Conheça outras, para se certificar.
- Escassez – O vendedor informa que o produto que você quer é o último do estoque. Muitas pessoas acabam comprando por impulso, levadas pelo receio da falta.
- Reciprocidade – Por que empresas distribuem amostra grátis ou, muitas vezes, oferecem cortesias? Porque está comprovado cientificamente que as pessoas tendem a querer ser recíprocas quando recebem algum benefício ou cortesia.
- Afinidade – Por que alguns vendedores se fazem de amigos dos consumidores? Porque as pessoas são mais propensas a comprar produtos ou serviços de quem elas gostam.
- Prova social – Quando você quer pedir um prato em um restaurante ou comprar um presente e pergunta “qual é o mais vendido?”, que está por detrás desse raciocínio é que a escolha da maioria será a melhor. Será mesmo?
Fonte: Oficina das Finanças