Cuidado na hora de pagar os boletos referentes às contas da casa, financiamentos ou qualquer outro pagamento por esse meio. As quadrilhas especializadas em aplicar o golpe do falso boleto já perceberam a vulnerabilidade e até a falta de atenção das pessoas na hora de quitar as contas.

Para o especialista em combate a crimes financeiros Adelmar Lustosa, as pessoas devem ficar bem atentas devido à profissionalização das quadrilhas. “Os boletos falsos, muitas vezes, são quase idênticos aos verdadeiros, onde os criminosos alteram apenas o código de barras. Dessa forma o dinheiro vai para a conta do fraudador”, explica Lustosa.

Muitas vezes o consumidor só se dá conta depois de alguns meses, quando recebe a cobrança da instituição. “Os golpistas descobrem os gastos de rotina da pessoa, daí o próximo passo é fraudar o boleto de uma conta que a pessoa possui”, acrescenta o especialista.

Veja outras dicas para não cair no golpe:

  1. sempre que possível, programe as contas para o débito em conta;
  2. desconfie se o boleto estiver com erros de português, papel e formato diferentes do habitual;
  3. se for entregue por estranhos ou sem identificação, desconfie e ligue para a administradora, banco, etc;
  4. não forneça dados bancários por telefone caso desconfie de fraude;
  5. é importante que as pessoas leiam todos os dados do boleto;
  6. ao passar o boleto no leitor do caixa eletrônico, observe se os dados na tela conferem com os do boleto; e
  7. observe se a data de vencimento é a de rotina. Fraudadores costumam antecipar o vencimento para forçar a pessoa a pagar.

 

Caso a pessoa seja vítima do golpe, deve registrar um boletim de ocorrência, entrar em contato com o banco e a instituição emitente do boleto para tentar diminuir o prejuízo.

Deixe um comentário