Diferentemente do que muitos pensam a educação financeira deve estar presente em todos os momentos da família. “Um diálogo franco, sincero e didático com as crianças, logo nos primeiros anos de vida, pode ajudar a controlar o orçamento e criar crenças positivas em relação a finanças”, explica o economista Márcio Chagas Pinto.

Veja as dicas dadas por ele para iniciar o tema educação financeira na família:

  • introduza as crianças no universo financeiro da família. Mostre a importância de ajudar no controle das contas de água, luz e telefone, e de outras despesas, como alimentação, lazer e transporte. Explique o que cada conta representa e o que eles podem fazer para ajudar a reduzi-las. Vale diminuir o tempo no banho, evitar conversas longas ao telefone, apagar a luz ao sair dos ambientes e evitar abrir a geladeira sem motivo;
  • para realizar objetivos conjuntos, use um cofrinho coletivo. Estimule toda a família a poupar. Estipule uma meta que beneficiará a todos e uma data certa para abrir o cofrinho. Mostre que com disciplina e planejamento é possível realizar sonhos.

O livro “Família, Afeto e Finanças”, da Editora Gente, ajuda famílias a resolverem problemas financeiros e deixarem um bom legado para os filhos por meio de um método que considera as relações afetivas e psicológicas. Veja algumas dicas dos autores:

  1. a família precisa ter um orçamento participativo. Mesmo sem conhecer a receita dos pais ou o valor das despesas, a criança precisa saber que há uma fonte de renda e também despesas para manter uma casa. Na adolescência, se os pais quiserem, podem começar a abrir valores ou a planilha de orçamento, mas esse processo precisa ser tranquilo. Jamais devem citar valores em um momento de raiva, e sim, manter um diálogo amigável em relação ao dinheiro;
  2. mostre o caminho do dinheiro, ou seja, que ele é de um trabalho, conquistado ao longo de todo um processo. Isso ensina os filhos a formarem  juízos de valor, que podem ser úteis no momento da escolha da própria profissão e da tomada de decisões importantes na vida.

Deixe um comentário