Embora muitos saibam da existência de um código que protege seus interesses, nem todos requerem seus direitos. Confira as principais dúvidas dos consumidores brasileiros, divulgadas na página eletrônica da Proteste, e as respostas da entidade.
O que fazer se o produto apresenta defeito?
O consumidor deve entrar em contato com o fabricante e encaminhá-lo à assistência técnica autorizada para conserto. Caso o produto esteja dentro do período de garantia, não deve haver cobrança, e o prazo máximo para o conserto é de trinta dias.
Como proceder quando a assistência técnica não tem a peça?
De acordo com a Proteste, enquanto o produto é vendido, ou durante um tempo razoável de vida, é necessário que sejam mantidas peças de reposição para o conserto. Entre em contato com o fabricante e verifique se é um problema daquela assistência técnica.
Comprei um produto e até hoje não recebi. O que posso fazer?
Inicialmente, entre em contato com a empresa e abra uma reclamação. Não se esqueça de anotar os protocolos de reclamação. Nesse caso, o consumidor tem as seguintes opções: exigir a entrega imediata, aceitar outro produto equivalente ou cancelar a compra com direito à restituição do valor pago atualizado.
Fonte: Oficina das Finanças