Na hora de escolher presentes de Natal, esteja atento às principais técnicas de persuasão, para garantir que sua escolha seja feita de modo atento e pensado, em vez de agir por impulso.
Na tentativa de atrair o consumidor, vale tudo – sorteios de carros ou brindes exclusivos em shoppings, parcelamento em diversas vezes no cartão ou no cheque, descontos progressivos e ofertas-relâmpago. Seguem outras táticas bastante conhecidas para você ficar atento:
– Alegar que o produto é o último do estoque. Essa tática de apelar para escassez é antiga, mas continua sendo eficaz, pois o consumidor se sente forçado a tomar uma decisão rápida e geralmente acaba comprando por impulso.
– A simpatia do vendedor conta na decisão. Há pesquisas que comprovam que o consumidor procura retribuir a atenção do vendedor comprando o produto. Por isso, várias empresas apostam em amostras grátis, pois, inconscientemente, muitas pessoas pensam em retribuir essa gentileza.
A maioria das lojas também usa outra estratégia bastante comum para o convencimento: autoridades no assunto ou celebridades. Também é válido apelar para o argumento de que o produto é exclusivo, gerando novamente um senso de urgência a partir da ideia da escassez. Cheiro das lojas, músicas de fundo, entre outros recursos do ambiente, tudo é pensado para motivar compras por impulso. Por isso, quanto mais o consumidor pensar antes da compra, melhor.
Fonte: Oficina das Finanças