Julyete Louly
Hiperativa Comunicação
O Sicoob, maior instituição financeira cooperativa do país, conquistou dois prêmios na 18ª edição do Prêmio efinance deste ano. Este foi o oitavo ano consecutivo que o Sistema foi reconhecido no efinance. Desta vez, venceu nas categorias Canais, com o aplicativo Sicoobnet, e Open Banking. Idealizada pela Editora Executivos Financeiros, a premiação contempla soluções inovadoras de tecnologia e comunicação das organizações financeiras do Brasil.
O Sicoobnet já foi vencedor nessa categoria outras duas vezes, em 2013 e 2016. E não é à toa. O Sicoob vem investindo alto em tecnologia para proporcionar a seus cooperados soluções rápidas e inovadoras, aliadas à segurança da informação. Somente em 2017, o Sistema investiu R$ 250 milhões em tecnologia. As transações em canais digitais, até o fim do ano passado, já representavam 71% do total de operações do Sicoob.
No Sicoobnet, o usuário realiza mais de 200 transações, como transferências, pagamentos, investimentos, entre outros, em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora. Quando o sensor de biometria e reconhecimento facial da Apple foi lançado, o Sicoob saiu na frente de todas as instituições financeiras nacionais e disponibilizou o recurso em seu aplicativo em substituição à senha. As inovações e praticidades vêm satisfazendo os cooperados. Isso é comprovado com as notas que o app tem conquistado. De um total de 5, na App Store, da Apple, o mobile banking do Sicoob está com 4,8 de satisfação. Na Play Store, do Google, recebeu nota 4,7 de 5. Os números são superiores aos índices de aplicações dos bancos tradicionais do país.
Open Banking
O Sicoob também foi premiado na categoria Open Banking do efinance. O Sistema foi a primeira instituição financeira cooperativa do país a oferecer a seus cooperados essa experiência, que consiste em disponibilizar API’s (Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicações) para a integração com empresas parceiras e compartilhamento de dados de forma automatizada. As primeiras API’s liberadas permitiram acesso aos serviços de extrato e saldo da conta corrente, poupança e investimento em renda fixa, com a segurança que os cooperados já conhecem.
A primeira experiência com a tecnologia foi a integração com o aplicativo de gestão financeira “Minhas Finanças”. Com as API’s, o app obtém informações de saldo e extrato da conta corrente e poupança do cooperado, oferecendo de volta ferramentas de controle financeiro a partir do seu perfil.
Edição: Elizângela Araújo